O que é ECEB?

A Escola Compacta de Estudos Bíblicos é um curso da Faculdade de Ministérios Cristãos da Universidade das Nações ocupando também a categoria de curso fundamental da bíblia, que é necessário em quase todas as graduações dentro da Universidade.

Seu objetivo é capacitar o aluno a buscar na Palavra aquilo que é necessário para o desenvolvimento cristão, na vida e ministério, bem como, obter respostas para sua cooperação na ação missional de Cristo no mundo: redimir todas as coisas. Tem como base o ensino do método indutivo de estudo bíblico.

 

Mais que um exercício acadêmico, a Escola é a busca pela verdade de Deus na companhia daquele que é o verbo da vida, Jesus.

Nossa escola tem o nome de "Até a estatura de Cristo", porque cremos que conhecendo mais da sua Palavra e praticando-a, mais, conhecemos o Autor da Palavra, nos tornando a cada dia mais semelhantes aquele que é o Verbo Vivo, Cristo, a essência da própria Palavra.

Metodologia

A ECEB funciona com o sistema de “tutoreamento”, ou seja, cada aluno será acompanhado por um tutor, o qual orientará seus estudos e a execução de trabalhos, devendo também avaliar os mesmos. A função do tutor é fazer com que cada estudante tenha o máximo de êxito em seu estudo.

O aluno também será levado à compreensão do método indutivo, onde o estudante se achega ao texto por si mesmo, conduzido pelo Espírito Santo, para encontrar as verdades que o texto quer expressar, sem um pré-conceito, mas ouvindo o que o Autor quis ensinar, para que se torne uma verdade na sua própria vida. O método baseia-se no seguinte tripé:

Observação: O que o texto diz.

Interpretação: O que o texto significou aos ouvintes da época.

 

Aplicação: O que texto significa para o leitor de hoje.

 

A escola tem duração de 12 semanas: os alunos estudam livros da Bíblia que representam diferentes formas literárias, como: algumas epístolas do Novo Testamento, o evangelho de Marcos, Apocalipse, livros históricos e livros proféticos; incluindo conhecimentos gerais sobre o Antigo Testamento, poesia Hebraica, homilética e pregação expositiva, além de informações sobre a cultura, história, economia, política e geografia da época referente ao livro estudado. O curso constitui-se essencialmente de estudo pessoal, sendo que as aulas serão ministradas todas as semanas.

O aluno recebe uma Bíblia e uma apostila de Introdução a ECEB, bem como receberá durante o curso sem custo algum todas as apostilas ou materiais que os professores entregarem.

Propósito da Escola

  • Gerar uma relação de amor pela Palavra, recebendo-a como fonte de vida e de transformação.
     

  • Equipar o aluno para crescer no relacionamento com Deus, provendo um fundamento bíblico sólido e encorajando o desenvolvimento do caráter de Cristo através da vivencia da Palavra.
     

  • Desafiar o aluno a buscar resposta na Palavra, o livro que transforma Nações, como desenvolver missões em povos não alcançados.
     

  • Transmitir ao aluno um entendimento de Jovens Com Uma Missão Internacional, seus valores fundamentais, e chamado para as nações.
     

  • Preparar o aluno para o serviço na Igreja e comunidades locais.

Avaliação

  • Notas de trabalhos

  • Diário, Meditação, Intercessão, Louvor... (atividades práticas)

  • Auto-avaliação, avaliação e conversa

Valores

A ECEB tem um valor total de R$2.950,00 podendo ser dividido em inscrição de R4 400,00 e o tempo teórico podendo ser pago em até 3x R$850,00.

Trabalhamos com transparência em todas nossas relações financeiras, sendo assim o aluno tem total acesso ao relatório de gastos da escola, podendo solicitar isso ao diretor da própria escola.

Rua Itabaianinha, 22F - Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias/RJ  _ CEP 25251-340  _ Fone: (21) 2777-5072 - © Todos os direitos reservados / JOCUM Carioca